Autor: Rosane Amadori
A partir do início de 2020, a Editares passou a atuar por meio de um conselho de editores. O Conselho Editorial foi formado, inicialmente, por voluntários experientes os quais, até então, atuavam de modo mais específico nas diferentes fases do fluxo de edição pelo qual passa o livro até a publicação.
Com a nova formatação, o editor acompanha a obra em todas as fases da editoração, assistindo o autor desde a recepção dos originais até o lançamento. A alteração do modelo teve como complemento a implementação de processos para as diferentes etapas percorridas pela obra, resultando em maior objetividade e celeridade no fluxo editorial.
Os procedimentos deram origem ao Manual de Publicações da Editares (veja matéria no site), um guia com a descrição completa das etapas pelas quais tramitam as obras, além de outros temas relevantes para a publicação de obras conscienciológicas.
Ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade do voluntário editor, a formação do Conselho confere ao trabalho de editoração a maturidade do conjunto, permitindo aos integrantes o compartilhamento de questões pertinentes a cada obra em reuniões periódicas.
Em novembro de 2021, o Conselho de Editores ganhou novos integrantes, em substituição aos editores que, atendendo à dinâmica da vida intrafísica e do voluntariado em diferentes ICs, se afastaram da função. Para dar suporte aos ingressos e fortalecer o holopensene de compartilhamento de experiências, a Editares promoveu workshops de formação, os quais servirão de subsídios para futuros editores, que certamente chegarão.
Definição – O Conselho Editorial da Editares é o grupo de conscins responsável pela deliberação consensual e implementação de decisões acerca da produção gesconográfica de obras conscienciológicas sob responsabilidade da IC. (Fonte: Manual de Publicações da Editares, 2021)
Conselho de Editores (gestão 2020/21)
- Carolina Ellwanger
- Cristina Ellwanger
- Denise Paro
- Eliana Manfroi
- Liege Trentin
- Meracilde Daroit
- Milena Mascarenhas
- Miriam Kunz
- Oswaldo Vernet
Nova formação (final de 2021)
- Carlos Moreno
- Carolina Ellwanger
- Cristina Ellwanger
- Ercília Monção
- José Ricardo Gomes
- Kacianni Ferreira
- Liege Trentin
- Magda Stapf
- Meracilde Daroit
Matéria publicada na Revista Gescons n°4, referente à gestão 2021/22.