4, fevereiro 2023 - sábado

A editora da Conscienciologia.

Obras em romeno e francês disseminam a Conscienciologia

Autor: Rosane Amadori

Com edições inéditas de dois livros em romeno e um periódico em francês, a Editares ampliou a participação no mercado editorial internacional em 2021. As obras Manual de Penta Manual de Proexis, ambas do autor Waldo Vieira, ganharam versão em romeno e chegaram ao sudeste da Europa. Já a Revista Conscientia, agora publicada em parceria com a Editares, inaugura as edições periódicas no idioma francês. Junto a essas publicações, a Editares ainda lançou este ano cinco livros em espanhol e dois em inglês.

A expansão internacional na área editorial deve-se à parceria exitosa entre a Editares e a ISIC – Interassistantial Services for the Internationalization of Conscientiology, que coordena o trabalho de tradutores e revisores de diversos países, empenhados em levar as verdades relativas de ponta para o mundo.

Entre as tradutoras voluntárias está a romena Irina Codruta Vancea, responsável pelo Manual de Penta. Irina conta ter decidido traduzir o livro para facilitar o acesso às ideias da Conscienciologia às pessoas que não leem inglês ou português. “Eu estou muito feliz em fazer esse trabalho e considero a experiência maravilhosa porque, enquanto tradutora, você pode fazer uma conexão muito boa com o holopensene do autor e se aprofundar no assunto”, relata.

Adina Oprea, que também é romena e assina a tradução do Manual de Proexis, conta que o trabalho desencadeou processos mentaissomáticos capazes de desenvolver melhor e mais profundamente compreensão sobre a Conscienciologia. “A atividade de tradução pressupõe e envolve um trabalho contínuo de aprendizagem, a conexão com o que o autor ou a autora queria transmitir além das palavras, acoplamento e uma relação estreita com os amparadores”, conta.

Para Adina, a tradução dos livros contribui para a realização e a consolidação do canal retrocognitivo tão útil para os intermissivistas e a criação das bases da educação teórica e da experimentação prática (teática) dos pré-intermissivistas. Ela diz que na Romênia há um grupo considerável de pessoas interessadas na Conscienciologia.

Outro idioma que ganhou destaque em 2021 foi o espanhol. A Editares disponibilizou cinco títulos, incluindo uma edição revisada do Proyecciones de la Conciência e a primeira edição do Pareja Evolutiva, considerados livros da bibliografia fundamental da Conscienciologia.

Disponibilizadas pelo sistema de impressão sob demanda (PoD), as obras podem ser adquiridas na plataforma da Amazon Internacional (www.amazon.com) que será entregue na maior parte dos países da Europa e América. Para os brasileiros, é possível comprar os livros na plataforma da Umlivro (www.umlivro.com.br).

Expansão – Com as publicações de 2020 e 2021 a Editares passa a oferecer no portifólio 39 obras traduzidas para os idiomas inglês, espanhol, romeno, alemão e francês. Para o próximo ano estão previstos novos lançamentos, inclusive outras obras em romeno. (Denise Paro)

Total de obras publicadas em língua estrangeira pela Editares: 39

  • Inglês: 20
  • Espanhol: 15
  • Romeno: 2
  • Alemão: 1
  • Francês: 1
LANÇAMENTOS DE OBRAS IMPRESSAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
LIVROIDIOMAAUTOR
2020
AntivictimizationInglêsCésar Machado
Glossary of Essential Conscientiology Terms (2ª Ed.)Eliane Wojslaw et al.
Projections of the ConsciousnessWaldo Vieira
Total: 3 obras
 
2021
Autobiography of a Consecutive PersonalityInglêsGiuliana Costa
Concienciología – Breve Introducción a la Ciencia de la ConcienciaEspanholCésar Cordioli
Conscientiology is NewsInglês
Coraje para EvolucionarEspanholLuciano Vicenzi
Glosario Español-Portugués de Términos Esenciales de la ConcienciologíaEspanhol/PortuguêsCristina Nievas e Ana Seno (Orgs.)
Manual de la Pareja EvolutivaEspanholWaldo Vieira
Manual de PentaRomenoWaldo Vieira
Manual de ProexisRomenoWaldo Vieira
Proyecciones de la Conciencia – 3 Ed. RevisadaEspanholWaldo Vieira
Revue Conscientia: Vol. 25 – Supplément 1 – Septembre – 2021FrancêsNilse Oliveira e Fernanda Schroeder (Edit.)
Total: 10 obras
Total do biênio: 13 lançamentos

Matéria publicada na Revista Gescons n°4, referente à gestão 2021/22.